ORKUT SEM LEI - Racismo tem divulgação disfarçada

quarta-feira, 24 de maio de 2006

O controle de comunidades assumidamente racistas no Orkut vem ocorrendo com um certo sucesso. Diante da vigilância dos negros, ou mesmo da Justiça, elas são obrigadas a sobreviver com perfis falsos e duram poucos dias ou semanas. Mas o racismo prossegue a todo vapor no sítio com 6 milhões de brasileiros: ele aparece nas comunidades contra “manos” e disfarçado de brincadeira em comunidades que em tese não propagam a discriminação. Em muitos casos, o preconceito tem nome e sobrenome.

A carioca Alessandra Salles participa de uma discussão na comunidade Eu odeio a Preta Gil sobre “qual bicho ela parece”. “Saca só o nariz na foto da comunidade, agora olhe a boca dela... na hora eu lembrei de um gorila”, afirma. Vanessa Siqueira também participa e compara a cantora a um “macaco”. A filha do Ministro da Cultura é comparada por 53 brancos, dois negros e quatro pessoas sem foto a inúmeros outros bichos, em comentários que reproduzem o rebaixamento histórico dos afrodescendentes à condição de animais.

Essa comunidade tem mais de 20.000 pessoas, quase o mesmo número da Anti-cotas Raciais. Um direito legítimo, o de ser contra as cotas. Mas que vira porta de entrada para avaliações como a do carioca Eduardo Chueri: “Na cultura negra balançar a bunda é legal. Se você é um negro preguiçoso, então é um cara maneiro e sangue bom. O dia que os negros começarem a pensar como japoneses, vão notar o como é fácil passar no vestibular.”

Eles odeiam “manos”

Mas os racistas utilizam como maior recurso a criação ou utilização de comunidades contra “manos”. Esse termo está ligado a jovens de periferia, em boa parte adeptos da cultura hip-hop, mas é utilizado pelos jovens de classe média em relação aos pobres e negros que, segundo eles, “invadem os shoppings”. Nas fotos de apresentação dessas dezenas de comunidades aparece sempre um jovem negro. Algumas delas, como Mate um mano/plante uma árvore, pregam explicitamente a violência.

Em Eu odeio as Minas Mano, o paulista Fernando Rabello avalia: "O mais engraçado das minamano é quando elas vão sair e usam aqueles cabelos cheios de creme. Ô racinha pra ter cabelo ruim!" Michael Pires, que declara ter 19 anos, escancara, na comunidade com mais de 30.000 pessoas: "Sou preconceituoso, sim. E quero que todos os manos vão se foder.”

Em uma mídia com 6 milhões de pessoas, o preconceito se espalha. Há comunidades com nomes como Manos estragam Sorocaba e Manos estragam Poços. Poços, no caso, é a mineira Poços de Caldas. Mas são os paulistas que estão à frente da discriminação no Orkut. Bauru, Rio Claro, São Carlos, Valinhos e Botucatu são outras cidades do interior paulista onde milhares de jovens declaram seu preconceito contra os “manos” e discutem “como acabar com eles”. A comunidade sorocabana tem quase 2.000 membros.

Há um desejo recorrente de ver “os manos fora dos shoppings”. Na verdade, mais do que isso. “Devíamos fazer que nem os nazistas”, diz na comunidade Eu odeio os manos de shopping o título de um tópico postado por P. R. C. Junior, de Marília (SP). Ele não tem o nome divulgado aqui por aparentemente ter menos de 18 anos. “Fiquei pensando em como essa raça miserável é um soco na cara da sociedade... aí me veio na cabeça que eles podem ser o que está atrasando o Brasil, assim como Hitler pensou que os judeus estavam acabando com a economia alemã...”

O jovem prossegue em sua avaliação: “Mas no caso de Hitler ele estava errado... no nosso caso é verdade! Pense bem: são eles que assaltam, traficam drogas, picham muros, destroem patrimônio público e quando são pegos pela polícia somos nós que temos que pagar a estadia dos vagabundos na prisão. Imaginem se pegassem toda essa raça e começarem a jogar na câmara de gás? Sei que estou sendo utópico, mas seria uma bela solução.” Nove outros internautas concordaram com Junior.

Influência do dono

Os moderadores influenciam diretamente o andamento das comunidades. A começar da escolha das fotos. Uma das descrições é repetida em vários fóruns. “Se você é que nem eu e quer exterminar essa raça entre na comunidade e discuta sobre esse lixo que são os manos”, escreve o dono da comunidade Eu odeio manos. O dono do fórum BS- Black Service (em referência à expressão racista “serviço de preto”) é o mesmo de Mate um mano/plante uma árvore.

Em Eu odeio o Alexandre Pires, o moderador avisa que ali não há espaço para racismo mas mesmo assim há várias tentativas nesse sentido – como um tópico na quinta-feira, onde o cantor, a exemplo de Preta Gil, é também comparado a um macaco.

Foi por ter supostamente chamado de “macaco” o jogador Grafite, do São Paulo, que o argentino DeSabato foi preso este ano após jogo no Morumbi. Em junho, o promotor Christiano Jorge Santos, denunciou em São Paulo Leonardo Viana da Silva, de 20 anos, por racismo praticado no Orkut. No seu caso, o perfil dizia: “Odeio preto”. Segundo Santos, Silva confirmou ser racista no depoimento à promotoria. O crime praticado através de meio de comunicação prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, mais multa. Como ele fez quatro depoimentos racistas no Orkut, foi denunciado cinco vezes.

Segundo o Ministério Público, qualquer internauta pode ser punido.

Alceu Luís Castilho, Jéssika Torrezan e Lígia Ligabue

Lista de comunidades:

Eu odeio as "Minas Mano" - 31.323 membros – (Nº da comunidade 267420)

P.q.Pariu,eu odeio a Preta Gil - 20.167 membros – (Nº 79266)

Anti-cotas raciais - 18.031 membros – (Nº 40260)

Eu odeio mina q paga de mano - 6.556 membros – (Nº 1379753)

Eu não comeria a Preta Gil - 5.580 membros (Nº 92727)

Eu odeio os manos de shopping! - 3.532 membros – (Nº 774201)

Eu odeio mano & maloqueiro - 1.991 membros – (Nº1321197)

Manos Estragam Sorocaba! 1.836 membros – (Nº 902121)

Já arranjei briga com mano - 951 membros – (Nº 1326410)

Os Manos estragam Poços! - 930 membros – (Nº 1444511)

Eu odeio os manos de Bauru - 598 membros – (Nº 705014)

Eu odeio mano!! 565 membros – (Nº 665182)

Nós odiamos manos! - 553 membros – (Nº 879665)

Odiamos Os Manos De São Carlos - 484 membros – (Nº 1689532)

Mate um mano/plante uma árvore - 454 membros – (Nº 2866537)

Manos da Catedral... Sucks! (Botucatu) - 443 membros – (Nº 431265)

Odeio os manos do shops de Rc (Rio Claro) - 359 membros – (Nº 945736)

Eu odeio "Manos" - 325 membros – (Nº 866303)

Odeio os manos de Rolândia - 200 membros – (Nº

Odeio mano - 369 membros – (Nº 233749)

Eu odeio “Mano Fucker” - 279 membros – (Nº 701800)

Eu odeio mano - 240 membros – (Nº 1142216)

Seja um humano, não um mano - 217 membros – (Nº 4217930)

Os manos tomaram conta de TB (Telêmaco Borba) – 152 membros – (Nº 3273580)

Odeio os manos de Valinhos - 125 membros – (Nº 1854510)

BS – Black Service - 69 membros – (Nº 2421397)

Eu odeio os manos de Marília - 48 membros – (Nº 1980847)

Odeio os manos de Arapongas - 46 membros – (Nº 3602584)

Em meu pais o racismo não existe qualquer semelhança com a realidade é pura imaginação.

Conteudo retirado desse site

http://www.reportersocial.com.br/noticias.asp?id=967&ed=negros

1 comentários:

Anônimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

 
Blog do Sarge - Templates para novo blogger