V de Vigança e os intelectuais

segunda-feira, 20 de março de 2006

Estive lendo mais uma vez em um link da revista ISTOÉ , no site do Terra, que após a exibição de V de Vingança nos Estados Unidos houve um choque por parte dos intelectuais que não aceitaram o fato de o personagem principal ser um “terrorista”.
Claro, não poderia ser esperar menos em um país que tem como conduta marcante da sociedade sua hipocrisia. Mas deixe me ser condescendente, talvez fosse natural que se reagisse desta maneira, já que foram vitimas de uma grande tragédia anunciada e tudo que remeta a terrorismo hoje nos Estados Unidos seja de fato, terrível.
Mas acontece que V... passa longe de ser um tratado do terror ou mesmo uma apologia ao mesmo. A estória, escrita pelo gênio dos quadrinhos Alan Moore, na verdade nos fala de liberdade, símbolo máximo do americanismo, e nos mostra de maneira às vezes chocante o que pode vir acontecer quando o Estado nos tolhe esse direito.
Sei a razão pela qual os intelectuais americanos ficaram tão indignados com o teor do filme uma vez como já disse acima, sua sociedade chafurda na hipocrisia. Ficaram indignados pelo fato de que nas duras linhas de V se expõem com total crueza as mazelas americanas e o resultado delas(me admira o choque uma vez que deveriam ficar com vergonha).
Em minha opinião os “intelectuais” perdem a oportunidade de fazer jus ao titulo que envergam, e aprenderem em algumas horas na sala de cinema tudo que em centenas de anos de historia americana não foi possível pra suas mentes limitadas pela ganância e arrogância absorverem.

0 comentários:

 
Blog do Sarge - Templates para novo blogger