Laptop nas cochas

domingo, 19 de março de 2006

Estive lendo uma matéria no Terra dizendo que Bill Gates ridicularizava o laptop que o MIT desenvolveu a um custo de US$100. Basicamente, segundo o Terra, ele criticava o fato do computador desenvolvido pelo instituto ser desprovido de hd e ainda por cima ser equipado com uma tela muito pequena, ainda seguindo com suas críticas dizia que o custo com hardware era o que menos contava, que o que realmente doía no bolso era os custos com conectividade(banda larga) aplicativos (World etc...) e suporte(em se tratando de aplicativos win, o suporte é o principal).
Em tempo, devo concordar que apesar dos esforços do MIT de desenvolver um modelo de computador que gere integração das pessoas de baixa renda com a informação seja válida, tenho que concordar que o tio Bill que essa proposta além de ser barata deveria sim ser de qualidade, coisa que um computador sem hd é que funcione a manivela (sim é isso mesmo ele usa uma manivela como fonte de energia) passa longe de ter. É verdade que custa caro dar acesso a anda larga em escolas publicas, mas em um pais como o Brasil por exemplo onde se faz tantas concessões a empresas privadas na hora dessas pagarem impostos, seria viável que houvesse um acordado entre empresas de serviços de internet é o governo pra que essa situação fosse contornada, batava ter um pouco de força de vontade.
Quanto a suporte e aplicativos, acredito que o Bill tenha esquecido dos software livres e do Linux, que alem de levar qualidade, diminuiria em muita a receita com a escravidão que nos é imposta pelas empresas de software hoje em dia.
De qualquer forma a idéia do MIT não é má em minha opinião só precisa ser melhor executada e de parceiros mais fortes.

1 comentários:

Anônimo disse...

necessario verificar:)

 
Blog do Sarge - Templates para novo blogger