Pirataria: UMA BANDEIRA SOCIAL

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Há dois dias atrás coloquei um filme em meu DVD pra assisti-lo.

Não importa o filme. Não vou falar sobre ele, nem a direção, fotografia ou outros aspectos do mesmo. Na verdade quero falar sobre uma cena que vinha antes mesmo do filme começar.

Era uma campanha vagabunda sobre pirataria.

Nela um cara dizia pro filho que tinha conseguido um filme antes mesmo dele ter saído no cinema e tal, orgulhoso de sua esperteza. Ao que o garoto responde dizendo que também era esperto, pois tinha tirado 10 em uma prova, mas que não tinha tido esforço algum uma vez que colou do amigo de classe.

Essa porcaria me irritou. Me irritou porque, os mais atentos perceberam, é uma alusão simplista à desonestidade, e esconde ao chamar todo mundo que compra um cd pirata de ladrão um problema muito mais amplo que a esperteza do malandro.

Vivemos em um país onde se paga como rico e se vive como um Macunaíma. É uma violência cobrar taxas exorbitantes por produtos que hoje em dia nem mais são luxos (falo de softwares para pc). Quantos daqui podem realmente pagar mais de 1000 reais por um Office, por exemplo? E quantos daqui o fizeram?

A pirataria é um problema sim, mas não para os cofres das corporações, mas um problema social que demonstra cada vez mais quão desigual é nossa sociedade onde surge tênue e singela a criação de castas sociais, pois toda a informação é voltada para os que podem mais criando se assim uma barreira entre os esclarecidos (aqueles que podem assinar um jornal, revista, comprar livros etc...) e os “ignorantes” (aqueles ao qual custa muito tirar mais de um terço do salário para obter um livro que seja).

Ouso dizer que não fosse a pirataria talvez vivêssemos na contramão da modernidade, nossa gente estaria totalmente fora da realidade que cerca o mundo Ocidental, enquanto lá fora estariam discutindo sobre o novo formato Blue-Ray, aqui discutiríamos sobre como conservar nossas fitas cassetes limpos.

Se a pirataria é um câncer como alguns acreditam a política de Corporações com a Sony e taxas de importação aplicadas aqui são o que emperra a sua cura.

Eu fico triste e puto quando vejo o circo que armam em praça pública destruindo cds piratas numa demonstração de força federal. Fico puto porque esse espetáculo tem cobertura ampla das Mídias (Globo, SBT, Record) que mostram o quanto é ruim ajudar a pirataria, mas nunca mostram a causa do mal que combatem, em um claro interesse de proteger os interesses não do povo, claro, mas das instituições que pagam seus cafezinhos.

A pirataria é uma bandeira com hastes firmemente enterradas na questão da desigualdade social, mas isso eles não deixam que você veja, não deixam que você ouça e preferem que ninguém fale.

Não sou um criminoso, adoraria não ter que defender nenhuma pratica ilegal, mas também adoraria poder pagar um preço justo por aquilo que consumo.

De fato quem não gostaria de pagar 50, 60 reais em um cd de Playstation2 original e garantias ao invés dos 10, 15 em um pirata, mas com o sistema que alimentam pagará mais que o dobro disso e falo não é justo.

Não deixem que lhe chame de ladrão, é mais fácil pra eles.

0 comentários:

 
Blog do Sarge - Templates para novo blogger