A montanha e o cigarro

quinta-feira, 4 de maio de 2006


Existe um livro chamado NO LOGO da ativista política Naomi Klein que trata da forma com as Megacorporações dominam a mente dos seus consumidores com táticas desleais de produção e venda como usam nos jovens como fantoches em prol de suas rendas e etc...
O livro é extenso, pois o assunto também é, mas todo esse calhamaço me parece desnecessário quando damos uma voltinha pelas lojas da cidade, pois tudo pelo qual o livro reza parece bastante obvio é só prestarmos atenção.
Explico melhor. Estava eu enfrentando uma fila de km em um desses mini mercados só pra pagar uma bolacha de 0.99 centavos, alias essa é outra tática cretina de venda, porque não arredondam logo pra 1 real, só pra dar a falsa sensação de estarmos pagando mais barato mesmo quando não dão a droga do troco? Eu não sei quanto a vocês, mas eu me sinto enganado com isso.
Bem, eu estava aguardando pacientemente nessa fila quando olho para um canto do supermercado e reparo em um desses cartazes de cigarros no ponto mais alto em destaque.
Aquilo me chamou a atenção. A imagem mostrava uma montanha nevada com raios de sol banhando os arredores, no fundo uma outra montanha derramava mais neve colo a baixo e em foco no chão havia um desses óculos de proteção de alpinistas e apoiado nele um maço de cigarros HOLLYWOOD.
Que imagem linda!!!! Mas espera ai! Que tem haver a aquela imagem montanhosa como a porra do cigarro?
Que dizer que se eu fumar um maço daqueles por dia terei forças suficientes pra escalar o Everest? Ou será que a sugestão na propaganda é de que eu deveria, depois de passar anos de minha vida agindo como uma chaminé, congelar meu corpo até encontrarem a cura pro câncer, lá por volta do século mil?
Mas claro, eu poderia ter uma visão menos cínica da coisa decerto o que eles querem passar na verdade é que seu ficar levando a boca aquele símbolo fálico por alguns anos de minha vida eu vou estar sim é numa fria. Hum, talvez.
Obs: Itens a ser levado em uma viagem ao Himalaia, botas, casacos, cordas, mosquetões, mantimentos, passaporte e uma caixa de cigarros Hollywood. Não conquiste o mundo sem ele.

1 comentários:

Anônimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

 
Blog do Sarge - Templates para novo blogger